quarta-feira, 14 de março de 2012

Extrato da Capo #022: A ÁRVORE QUE NÃO DER FRUTO...


Bosco Esmeraldo
Ao Ritmo Sextilhado Lapidado

Bom dia, Cajaraneiro!!Por que tu festejas tanto,
Pois devias estar em pranto?
Tens na raiz cupinzeiro,
Devias abrir o berreiro
E não ficar saltitando.

 
    “É claro que devo estar!”
       Responde a árv're contente,
    “Apesar de estar doente,
       Com cupins a me atacar,
       Devias bem me tratar;
       E me deixar atraente...”

     “Mas o Nosso Criador
       É digno de ser louvado
       Por Ele sou bem tratado
       Dá-me vida e vigor,
       Me alimenta com amor,
       Não posso ficar parado.”

E tu, meu caro coqueiro
Também comido no meio,
Mas de coco está cheio
Desata teu choradeiro
Além desse formigueiro
Por que? Dize-mo sem rodeio!

Deviam se lamentar
Por ter tido essa desdita
Ter essa sorte maldita,
Suas mazelas chorar,
Mal podem se levantar
As cascas são u'a só ferida.

Não veem que tenho razão?
Estufa o granjeiro o peito,
Sentindo não ter mais jeito,
Morram e não mais sofrerão
Pois dói em meu coração
É mal que não me deleito






     “Como és néscio, pobre homem!
       Tolo em quem tu te inspira?
       Enquanto aqui não se expira,
       Teus dias e os males te tomem;
       Louva a Deus, ó néscio homem,
       Sim todo ser que respira.

     “Pra dar fruto eu fui chamado,
       Esta é minha missão,
       E o faço com devoção,
       Não importa se mal cuidado,
       por ti sendo maltratado.
       Fruto dou qual fui mandado.”

     “Creio eu que recebeste
       Teu chamado, certamente.
       Tens tu sido negligente?
       Que nem ao menos percebeste
       Nenhum fruto concebeste?
       Sei tu não és inocente.”

    “Não cometas o desatino
       De não cumprir teu chamado,
       Vivendo desordenado,
       Pondo culpa no destino
       É preciso ter bom tino,
       Para não ser condenado.”

Entendi, sou responsável
Por todos os atos meus,
O assim tu pros atos teus,
Meu chamado inadiável
Dar fruto bom e saudável
Para dar glórias a Deus!

Pois está posto o machado
De cada árvore a raiz,
Não endureça a cerviz,
Quem não tiver fruto dado,
Cortado, no fogo é lançado
Assim diz o Justo Juiz.

(Garimpado em Mateus 7:19-20 - "Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis" [Mateus 7:19-20]).



Um comentário:

Margareth DSL disse...

SEJAMOS POIS, ÁRVORES QUE VENHA A DAR FRUTOS ABUNDANTES! À semelhanças do cajaraneiro, coqueiro, e outros... Devemos, nos colocar em posição de sermos abundantes naquilo que o Senhor requer de nós, independente das circunstâncias, pois aqui viemos com determinada missão. E QUER QUEIRA OU NÃO VAMOS CUMPRI-LA, A DIFERENÇA ESTÁ EM NOSSA POSTURA. SUA CAPO, ESTÁ MA.RA.VI.LHO.SA!!! SUPÉTICO! PARABÉNS.

Poesias - O melhor da WEB

Total de visualizações de página

A Hora Certa

Mapa de acesso de Visitantes X Localizações

Mapa de Acesso de Visitantes X Localização
Visitors X Location Map
ip-location